Esta ferramenta da Google passa a estar acessível através das funcionalidades Circundar para Pesquisar ou o Google Lens.
Nalgum momento já se viu, provavelmente, a navegar online ou a receber uma mensagem de texto de um amigo e ver uma imagem que não reconheceu. Para momentos como este, a nossa ferramenta “Acerca desta imagem” pode ajudar – e agora pode utilizá-la em mais locais.
Utilize o Acerca desta imagem com o Circundar para Pesquisar ou o Google Lens
“Acerca desta imagem” está agora disponível através do Circundar para Pesquisar e do Google Lens, oferecendo mais formas de se obter contexto rapidamente sobre as imagens que vê onde quer que as encontre. Eis como usá-lo.
Vamos imaginar que um amigo lhe envia uma mensagem com a imagem de uma nuvem que se assemelha estranhamente a um OVNI e quer saber o que se passa. Caso esteja a usar um dispositivo Android e com o Circundar para Pesquisar ativado, basta:
- Pressionar longamente o botão home ou a barra de navegação para ativar o Circundar para Pesquisar
- Circundar ou tocar na imagem no ecrã do seu telefone.
- Os resultados da Pesquisa Google irão aparecer. Deslize para cima para ver mais resultados e toque no separador “Acerca desta imagem”.
- Encontre informações sobre a imagem para ver mais contexto.
Se quiser utilizar o Google Lens, pode aceder a funcionalidade “Acerca desta imagem” com alguns passos simples:
- Faça uma captura de ecrã ou descarregue a imagem que o seu amigo lhe enviou (ou que viu nas redes sociais).
- Abra a aplicação Google e toque no ícone Lens na barra de pesquisa.
- Selecione a imagem da sua galeria. Deslize para cima para ver mais resultados e toque no separador “Acerca desta imagem”.
- Encontre detalhes úteis e contexto sobre a imagem para o ajudar a descobrir o que está a acontecer.
Se usasse o “Acerca desta imagem” nesta imagem, iria encontrar facilmente fontes que lhe diriam que este é apenas um tipo de formação de nuvens muito engraçadas e não um OVNI.
A utilização da “Acerca desta imagem” irá ajudá-lo a obter mais informações sobre:
- Como outros websites utilizam e descrevem a imagem: pode ver como uma imagem é utilizada noutras páginas e o que outras fontes, como websites de notícias e de verificação de factos têm a dizer sobre ela. Esta informação pode ser útil para avaliar as afirmações feitas sobre uma imagem e para ver provas e perspetivas de outras fontes.
- Metadados de uma imagem: Os metadados são dados que fornecem mais informações sobre uma imagem (como o criador da imagem e algumas informações sobre como essa imagem pode ter sido criada). É importante lembrar que os metadados podem ser adicionados ou removidos pela pessoa que publica a imagem. Quando disponível, poderá ver os metadados que os criadores e editores de imagens adicionaram a uma imagem, incluindo campos que podem indicar que foi gerada ou melhorada por IA.
- Marca de água digital: O Acerca desta imagem pode identificar se a imagem foi gerada através de IA, desde que contenha a marca de água SynthID do Google DeepMind incorporada nos seus píxeis.
O Acerca desta imagem está disponível em 40 idiomas em todo o mundo, incluindo francês, alemão, hindi, italiano, japonês, coreano, português, espanhol e vietnamita. Pode começar a utilizá-lo agora no Circundar para Pesquisar em dispositivos Android selecionados, como os mais recentes telefones, dobráveis e tablets Samsung e Pixel. Ou experimente no Google Lens, disponível na aplicação Google (Android e iOS).
Como sempre, também pode obter mais informações e com o “Acerca deste resultado”. Se estiver na Pesquisa Google, basta clicar nos três pontos ao lado de qualquer resultado de pesquisa para obter mais informações sobre o website e sobre o porquê da Google o considerar relevante para a sua pesquisa.
“Acerca deste resultado” está disponível em qualquer idioma onde a Pesquisa está disponível.
Continuamos a criar novas ferramentas e funcionalidades para que possa saber mais sobre o que vê online. Experimente hoje o “Acerca desta imagem” e “Acerca deste resultado” para obter mais contexto e confiança quando pesquisa.
por Nidhi Hebbar, Google
0 comments:
Enviar um comentário