Desde o início que a Fairphone quis marcar posição como empresa de smartphone sustentável, e demonstrar que os smartphones poderiam durar muito mais que os dois / três anos habituais, se os fabricantes se dignassem a mantê-los actualizados - e é precisamente o que faz, com actos que validam as suas palavras.
Embora não seja o Android 12 mais recente, nem tão pouco o Android 11 do ano passado, continua a ser notável que a Fairphone tenha disponbilizado o Android 10 para o seu Fairphone 2, fazendo com que provavelmente seja o único smartphone Android que conta com suporte oficial e actualizações ao fim de 7 anos.
As actualizações são, de facto, o ponto crítico nos equipamentos modernos - sendo que mesmo smartphones que se mantêm com hardware perfeitamente funcional, ficam quase obrigados a serem encostados, por deixarem de receber as actualizações de segurança que são imprescindíveis nos dias de hoje.Our 6-yr-old Fairphone 2 is being upgraded to Android 10. That’s 7 years of software support! An industry first for an Android device! 🙌 Together with the open source community we built the operating system. Proving it is possible to put sustainability at the heart of tech. 🌿 pic.twitter.com/TuUjJWTi5J
— Fairphone (@Fairphone) November 23, 2021
Talvez seja algo a que os consumidores comecem a dar mais valor no futuro, pois não há nada mais irritante do que ter um produto funcional que se tem que deixar de usar por causa de software (eu já fiquei "queimado" com um Chromebook Pixel, que apesar de ser uma máquina excelente, deixou de receber actualizações - ainda anterior à fase que a Google prometeu que manteria o Chrome actualizado independente do Chrome OS, para maior longevidade).
0 comments:
Enviar um comentário