A Microsoft começou a testar esta funcionalidade de partilha de transferências em Agosto, que agora chega à versão pública 7.9.0.5, e aplicando-se precisamente o mesmo que dissemos na altura:
Será preciso activar a opção de sincronização do histórico do clipboard na app, e também nas definições do Windows em System > Clipboard. Será também preciso fazer login com a conta Microsoft.
Ficamos com acesso aos últimos elementos copiados, que são automaticamente eliminados ao fim de uma hora; com excepção para os elementos que se marcarem manualmente para que fiquem disponíveis permanentemente (útil para coisas de uso frequente, como moradas).
Dito isto, será sempre estar consciente do potencial risco acrescido de ter coisas sensíveis como passwords ou outros códigos a passarem pela cloud e a serem partilhados em diversos dispositivos. Preocupações que já levaram o Android a restringir as apps que podem ter acesso ao clipboard (como as apps em background), mas que contém a excepção para o caso dos teclados - motivo pelo qual o SwiftKey pode oferecer esta funcionalidade.
O que também se aplica é a péssima experiência continuada no Gboard, em modo multi-língua, onde passo mais tempo a corrigir as correcções do teclado do que ele a poupar-me trabalho. Na versão iOS não faltam sequer bugs de se ter seleccionada uma língua e ele fazer sugestões na outra, e vice-versa. Um destes dias chego ao nível "gota de água" e volto a dar uma oportunidade ao SwiftKey, que já usei durante muito tempo - quando nenhum dos outros suportava multi-língua simultânea.
0 comments:
Enviar um comentário