Os Freebuds Pro que temos em análise, acabam por ser a evolução natural para linha de auriculares da Huawei, com este novo modelo a concentrar a evolução do design, com a qualidade de áudio e cancelamento de ruído já anteriormente apresentados, acabando assim por ser um produto extremamente bem conseguido a todos os níveis.
Unboxing
Dentro da caixa de papel prensado, em primeiro plano, a caixa de transporte.
Num segundo plano, os acessórios.
A Huawei faz acompanhar o produto de um cabo para carregamento, três pares de borrachas para os auriculares, ao que se junta a documentação de referência.
Em utilização
A caixa de transporte apresenta uma porta USB-C para carregamento da bateria interna de 580 mAh. Quem tenha um carregador sem fios, pode utilizá-lo para o mesmo efeito, dispensado a utilização de cabos. A caixa demora 2 horas a carregar num carregador sem fios (2W max), podendo este tempo ser reduzido para 1 hora com a utilização de um cabo (6W max). Cada auricular tem uma bateria de 55 mAh, levando cerca de 40 minutos para completar uma carga a 100%.
Quem tenha um smartphone Huawei a correr EMUI 10 (ou mais recente) vai ter a vida facilitada, com o equipamento a detectar os Freebuds Pro, ficando assim o emparelhamento simplificado. Para as restantes marcas, a caixa de transporte tem um botão para iniciar o processo de emparelhamento, ficando os auriculares detectáveis para esse fim.
Um dos problemas que recorrentemente apontamos nas análises a este tipo de produtos, prende-se com a posição de instalação dos auriculares na caixa. Por norma, depois de os remover das orelhas, o utilizador vê-se obrigado a rodar os auriculares , algo que não acontece com estes FreeBuds Pro, sendo o movimento directo para a caixa. Já o retirar da caixa, não é tão pratico, sobretudo se tiverem alguma gordura (natural...) nos dedos, o que leva a que os auriculares escorreguem quando se pressiona a haste e o "copo" em simultâneo.
Em termos de som, tendo em conta qualidade apresentada com os FreeBuds, a Huawei tinha como obrigação melhorar o desempenho destes FreeBuds Pro, algo que efectivamente conseguiu, com os auriculares a disponibilizarem um nível de musicalidade muito agradável em todos os tons. Para este resultado, muito contribui o formato dos auriculares, com a Huawei a abandonar o "copo" com formato sólido, optando por um formato mais tradicional, com as borrachas a mostrarem-se muito mais confortáveis, ao mesmo tempo que permitem um isolamento sonoro muito superior.
O cancelamento de ruído apresenta igualmente fortes melhorias face ao disponibilizado pelos FreeBuds, algo que de resto já seria expectável, pois a Huawei já há algum tempo que tem vindo a trabalhar nesta área. O modo ultra é o mais efectivo em termos de cancelamento de ruído, conseguindo atingir um nível de desempenho muito interessante, aproximando-se do disponibilizado pelos auriculares over-ear, isto sem prejudicar decisivamente a qualidade de som, a qual sofre apenas um ligeiro abafar de tons.
Os Freebuds Pro podem ser utilizados sem a instalação da aplicação AI Life da Huawei, mas para poder usufruir de todas as funcionalidades, o consumidor terá de instalar esta app, que está disponível no Google Play e na AppGallery, a loja de aplicações da marca chinesa. Quem tenha um iPhone fica assim de fora, tendo que optar pelas opções que a Apple comercializa.
Esta App AI Life é cada vez mais o centro de controlo dos acessórios que complementam os smartphones e tablets da marca, permitindo ao utilizador configurar os equipamentos da forma que considerar mais útil. É através da aplicação que pode ser activado o cancelamento de ruído, sendo igualmente possível definir qual o modo de cancelamento a ser utilizado, havendo quatro opções disponíveis: Aconchegante, Geral, Ultra e Dinâmico, com este último a possibilitar um ajuste automático do nível de cancelamento de ruído, em função do som ambiente.
É igualmente através da aplicação que o utilizador pode ficar a conhecer os tipos de gesto que os FreeBuds Pro irão reconhecer, estando disponíveis 3 tipos de movimento: tocar, tocar e manter a pressão e deslizar;
- O toque está divido em três opções, toque simples, duplo e triplo;
- Ao manter a pressão, estão duas opções disponíveis, controlo de ruído e activação do assistente de voz, podendo o utilizador definir em qual auricular é que cada uma destas opções irá ser activada;
- O deslizar permite ajustar o nível de volume, aumentando ou diminuindo o mesmo, com um gesto de baixo para cima e cima para baixo, respectivamente.
Pese embora o leque de opções disponível seja bastante alargado, peca pelo facto de o utilizador não poder definir qual a acção a executar em cada gesto, tendo que seguir as opções definidas pela marca.
A aplicação disponibiliza ainda outras opções:
- Detecção de utilização: Colocar a reprodução de conteúdos em pausa quando se remove um dos auriculares da orelha, retomando-a quando o auricular voltar a ser colocado na sua posição de utilização;
- Teste de ajuste das borrachas: identificar qual o par de borrachas que melhor se adapta à cavidade auricular;
- Actualizações: instalação de updates de firmware;
- Ajuda.
O teste para encontrar as borrachas que melhor conseguem isolar o som, apresenta uma particularidade curiosa, pois para funcionar correctamente terá de ser efetuado num local com ruído, caso contrário (como me aconteceu em casa) o resultado será igual para os três pares de borrachas, dando origem a uma indefinição na escolha do par de borrachas ideal.
Apreciação final
Depois de um tiro ao lado no design dos FreeBuds 3 e de um regresso às tradicionais borrachas nos FreeBuds Lite, estes FreeBuds Pro não têm um "Pro" só de nome, conseguindo superar largamente o desempenho do primeiro modelo, tanto em termos de qualidade de som, como no cancelamento de ruído activo.
O regresso às borrachas foi sem qualquer dúvida uma decisão acertada, com o design a passar (e bem...) para segundo plano. O conforto em utilização aumentou, sobretudo durante os longo períodos de utilização, não havendo lugar a desconforto na cavidade auricular. A qualidade de som e sobretudo o cancelamento de ruído activo saíram igualmente a ganhar, com a eficiência deste último a subir vários degraus, mostrando-se agora bem mais útil.
Com um preço a começar nos 189,90€, estes não são uns auriculares propriamente baratos, havendo no mercado inúmeras soluções (inclusive da própria marca) mais em conta. Os FreeBuds Pro apresentam contudo fortes argumentos para sustentar este incremento de preço, sendo por isso merecedores de um sempre desejado "ESCALDANTE".
Huawei FreeBuds Pro
Escaldante
Prós
- Qualidade de som
- Melhorias significativas no cancelamento de ruído
Contras
- (Dificuldade ao) Retirar da caixa
0 comments:
Enviar um comentário