30/10/2021

30/10/2021

% de carregamento máximo poderia ser opção mais comum no Android

A autonomia dos smartphones é algo que quase todos gostariam que fosse maior, mas há também quem ache que está na altura dos fabricantes darem uma opção para limitar o nível de carga máxima para prolongar o seu tempo de vida.

Esteja-se ou não satisfeito com a autonomia dos smartphones, a grande maioria dos utilizadores concordará em que se deva fazer o máximo para prolongar o seu tempo de vida, sabendo-se que hoje em dia a troca de baterias é quase sempre uma operação dispendiosa e complicada - especialmente nos smartphones selados e com protecção à prova de água. A questão é que, manter uma bateria carregada a 100% com ela ligada a um carregador é uma das formas que mais contribuiu para o seu envelhecimento prematuro, e que já faz com que vários fabricantes implementem sistemas de previsão de utilização, em que mantêm a bateria carregada até 80% durante a noite toda, e só recarregam os 20% finais de forma a coincidir com o momento previsto em que o utilizador irá retirar o smartphone do carregador.

Mas se assim é, porque não dar o passo seguinte, e dar aos utilizadores a opção para limitar o nível de carga máxima da bateria?

Quem tem um Tesla estará familiarizado com a opção de limite de carga máxima, que se recomenda que seja colocada entre os 70% e 80% para uso normal no dia a dia, e só fazendo o recarregamento a 100% quando efectivamente se necessitar de fazer uma viagem com carga completa. Daí que fazer o mesmo com um smartphone não seria descabido, e para todos aqueles que usam smartphones cuja autonomia já lhes chega e sobra para um dia de uso, seria algo sem impacto significativo no tipo de uso que fazem. Isto é, o impacto seria adiarem a chatice de terem que lidar com a questão da substituição da bateria.

... E até poderia ter evitado por completo a necessidade de abrandarem secretamente o funcionamento dos iPhones, no caso da Apple.

1 comentário: