Já se sentiram intimidados em fazer algumas pesquisas que saem do âmbito dos vossos interesse habituais (talvez por curiosidade em terem visto ou ouvido algo), por recearem que a Google e outros serviços vos comece a bombardear com publicidade e sugestões para essas coisas, quando na realidade foi apenas uma curiosidade esporádica? Esta nova opção poderá ajudar a gerir isso.
A Google já disponibilizava opções para apagar o histórico manualmente, ou de forma automática em prazos de 3, 18 ou 36 meses (ou nunca apagando), agora passa também a contar com uma opção para eliminar os últimos 15 minutos do histórico de pesquisas, que deverá ser suficiente para eliminar as tais potenciais associações a pesquisas feitas por curiosidade - ou que tenham sido feitas por um amigo, familiar, filho, etc. que tenha pedido o smartphone emprestado por alguns momentos. Algo que por agora fica disponível na app Google para iOS e chegará ao Android até ao final do ano.
Também a contemplar essa possibilidade de passarem o smartphone a outra pessoa, passa a ser possível dizer que não queremos dar acesso fácil ao nosso histórico de pesquisas, fazendo com que seja necessário validar a identidade antes de conseguir aceder a essa secção.
Alterações que a Google está a promover como sendo uma forma de dar maior controlo aos utilizadores sobre a sua segurança e privacidade.
0 comments:
Enviar um comentário