Tal como tinha feito no Snapdragon 855, a Qualcomm apresentou uma versão de maior desempenho do seu mais recente SoC: o Snapdragon 865+, com velocidade máxima de 3.1 GHz.
O Snapdragon 865+ é exactamente o mesmo chip que o 865 normal, mas conta com um processo de selecção mais rigoroso de modo a escolher apenas os chips que conseguem funcionar a velocidade mais elevada - na prática, um "overclock" feito oficialmente. Enquanto o 865 normal conta com um núcleo Cortex A77 principal que pode atingir uma frequência máxima de 2.84 GHz, o 865+ eleva essa frequência para os 3.1 GHz.
Uma melhoria de 10% que também é aplicada ao GPU Adreno 650, mas que deixa intocados os demais cores (3x A77 e 4x A55). Ou seja, em funcionamento normal não haverá qualquer melhoria prática, com a melhoria dos 10% a fazer-se sentir unicamente no caso das tarefas mais intensivas. (Interrogo-me se não seria mais produtivo fazer com que a melhoria dos 10% fosse feita nos restantes cores, que são responsáveis pela maioria do processamento "geral".)
Tirando o facto de ser um chip que marca a transposição dos 3 GHz nos smartphones, é algo que deverá ser utilizado de forma quase exclusiva pela próxima geração de smartphones gaming que não poupam esforços para ter o melhor hardware disponível a cada momento.
0 comments:
Enviar um comentário