Numa altura em que a Huawei sofre ao ser impedida de usar os serviços da Google nos seus Android, faz sentido lançar um smartphone Android que faça questão de não os usar? A Fairphone acha que sim e fez parceria com o /e/ OS.
Embora a maior parte das pessoas queira um Android que inclua todas as apps e serviços da Google (como a Huawei tem estado a descobrir), a Fairphone tem também solução para todos os que se querem manter com um Android 100% livre - com isso também significando livre dos serviços e apps da Google - através de uma parceria com o /e/ OS.
Fairphone and /e/ OS have teamed up to introduce the first privacy conscious and sustainable smartphone on the market. Listen in as we chat to @gael_duval, the founder of /e/ foundation: https://t.co/nku38Ih3sr pic.twitter.com/eVXgpjWfOP— Fairphone (@Fairphone) April 29, 2020
O /e/ OS é uma versão Android baseada no LineageOS, mas que remove os últimos restos de serviços Google que permaneciam, como a utilização do serviço DNS da Google. Curiosamente, consegue fazer isso sem impedir que os utilizadores consigam continuar a utilizar apps da Google, já que recorre ao microG, uma reimplementação dos Google Services em código inteiramente open-source. Poderá não ser tão funcional quanto os serviços oficiais, mas é melhor do que deixar os utilizadores sem acesso a apps que possam querer, ou ser obrigados, a utilizar.
Embora nesta fase me pareça que seja o tipo de coisa procurado apenas por uma minoria, é um daqueles projectos interessantes que é saudável manter vivo independentemente do volume de interessados. Afinal, nunca se sabe se, de um dia para o outro, poderá ser necessário colocar a preocupação com a privacidade no topo da lista das prioridades, acima da "conveniência" do acesso aos serviços da Google pela via oficial.
0 comments:
Enviar um comentário