Enquanto por cá ainda se vai discutindo qual será o operador a ceder dados de localização e o que se irá fazer com eles, a Google demonstra que - para o bem e para o mal - isso é o tipo de coisa que já faz desde sempre, disponibilizando um relatório de mobilidade que mostra o impacto que o coronavirus / Covid-19 está a ter em cada país e região, incluindo Portugal.
A Google há muito que armazena o histórico de localização dos utilizadores que usam os seus serviços e aceitam que esses dados sejam recolhidos. E agora temos uma demonstração prática das coisas que isso permite fazer (para além de todas as outras) em termos de ilustrar o impacto que as medidas de contenção da pandemia do coronavirus têm tido.
Este relatório de mobilidade da Google analisa as alterações que houve a nível de acesso a determinados locais (parques, trabalho, casa, lojas, etc.), e torna-se imediatamente visível o impacto que o "ficar em casa" teve ao longo das últimas semanas.
Houve uma redução acentuada em todo o tipo de saídas, com lojas e locais recreativos a terem tido reduções superiores a 80%; compreensivelmente menos significativas no caso de supermercados e farmácias (-59%); e com a excepção a ser o tempo que se passa em casa, que tem aumentado significativamente.
O relatório para Portugal segmenta os resultados por distrito, para quem desejar ver mais em detalhe as diferenças entre cada região do país.
0 comments:
Enviar um comentário