A Huawei está consciente de que terá a vida muito dificultada ao tentar vender os seus modelos sem a Play Store nem as apps da Google pré-instaladas, algo que no ocidente se tornou algo indissociável de todos os smartphones Android. Para tentar minimizar esse impacto, a marca chinesa quer que a Google disponibilize as suas apps na sua loja AppGallery.
Para a Huawei, o cenário seria idêntico ao que acontece com o iOS, onde a Google também disponibiliza todas as suas apps e serviços: Google, Gmail, Google Maps, Google Assistant, e dezenas de outros. No entanto, esquece-se do pequeno pormenor que faz com que a Huawei esteja nesta situação: o bloqueio dos EUA à Huawei, que está na origem do impedimento do acesso à Play Store e serviços da Google.
E claro, resta também saber se, mesmo que tal fosse possível em termos legais, se a Google estaria disposta a fazê-lo - algo que, nesta altura, não me parece estar no topo das suas preocupações. Teremos que esperar para ver a receptividade dos mercados ocidentais aos smartphones Huawei sem Play Store... e se se tornarem um sucesso, certamente que a Google não quererá ficar de fora; mas se as vendas forem reduzidas, suspeito que terão que ser os próprios utilizadores a desenrascarem formas de terem acesso às apps da Google.
Por: Carlos Martins
0 comments:
Enviar um comentário