Depois da Asus e da Apple, também a OnePlus prepara um sistema que pretende poupar as baterias dos smartphones que são recarregados durante toda a noite.
A aposta nos sistemas de carregamento rápido tem como consequência indesejada o facto de deixar as baterias com carga máxima ainda durante mais tempo para quem os deixar a recarregar durante a noite. As baterias Li-Ion degradam-se mais rapidamente quando estão com a carga continuamente a 100%, situação que tem levado alguns fabricantes a implementar sistemas de carga mais inteligentes, que mantêm o nível da bateria num patamar mais reduzido, apenas carregando até aos 100% de modo a coincidir (o melhor possível) com o momento em que o utilizador irá retirar o smartphone do carregador.
Também a OnePlus está a preparar um sistema idêntico, a que chama Optimized Charging, que tal como os demais irá recorrer à "inteligência artificial" para determinar o momento em que o utilizador irá desligar o cabo do carregador. Com esse sistema activo o smartphone manterá um nível de 80% de carga durante a noite, e só recarregará os restantes 20% quando faltarem 100 minutos para o momento em que o smartphone acha que o utilizador precisará dele - um período bastante amplo para dar margem suficiente para eventuais adiantamentos surpresa em que o utilizador precise dele um pouco antes do que era previsto.
Será também possível forçar o carregamento completo até aos 100% carregando-se numa notificação que será apresentada quando o smartphone estiver neste estado de "espera" para poupar a bateria - para que ninguém fique com bateria abaixo do previsto quando precisa mesmo de a recarregar até 100% fora da sua rotina normal. O Optimized Charging já está disponível em versão beta, e deverá chegar oficialmente na próxima actualização.
0 comments:
Enviar um comentário