Devido à decisão da Comissão Europeia, o Android vai começar a apresentar uma lista de sugestões de motores de pesquisa para utilizar a nível global, e - sem grandes surpresas - a Google vai aproveitar para ganhar algum dinheiro com isso, com os candidatos a serem escolhidos via leilão.
Alguns utilizadores já terão visto surgir nos seus smartphones Android sugestões para escolha de motores de pesquisa e browsers alternativos, mas a partir do início de 2020, na Europa, isso passará a ser o processo normal nos Android. Este ecrã de selecção do motor de pesquisa nos Android acaba por ser idêntico ao que a MS foi obrigada a fazer no Windows, a propósito de disponibilizar um ecrã de selecção do browser; sendo que aqui fica a dúvida sobre se alguém se irá arriscar - nesta fase - a escolher outro motor que não o da Google.
O ecrã de escolha surgirá em smartphones e tablets Android que tenham a app da Google pré-instalada (ou seja, praticamente todos), e não menos curioso é o processo a que a Google está a recorrer para seleccionar os candidatos: um leilão.
Os motores de pesquisa que quiserem aparecer nesta lista de selecção terão que fazer uma proposta à Google - para além de cumprirem com todos os requisitos, tal como estar presente nos países a que se candidatam e terem uma app gratuita na Play Store. Essa proposta terá que ser superior a um valor mínimo definido pela Google, e os vencedores serão os três candidatos que oferecerem os valores mais elevados. Uma forma de ir buscar alguns milhões para ajudar na multa de €4.3 mil milhões que a UE lhe tinha aplicado.
0 comments:
Enviar um comentário