A Sony revelou recentemente a A7R IV com 61MP mas arrisca-se a ser ensombrada já no próximo ano com a chegada de smartphones com câmaras de 108MP.
Em Maio a Samsung apresentou um sensor ISOCELL de 64MP para smartphones, o que já permitirá superar a Sony A7R, mas parece que a coisa não irá parar por aí. O efeito parece ter sido o de reatar a corrida aos megapixeis, que tinha ficado estagnada desde que alguns fabricantes se começaram a focar na qualidade efectiva e não no número de pixeis do sensor.
Agora, com o foco a ter sido desviado para os sistemas com câmaras múltiplas e objectivas zoom, poderá ser o momento certo para se tentar recuperar a táctica do PureView original da Nokia, recorrendo a sensor de alta-resolução para se poder fazer zoom digital sem perda de qualidade. O mais recente relato, do @IceUniverse, vai ao encontro de outros rumores, referindo que no próximo ano teremos smartphones com sensores de 108MP e zoom óptico 10X.
By the way, next year you will see on your smartphone: a 10x optical zoom camera and a 108MP camera. pic.twitter.com/885cwXHPQe— Ice universe (@UniverseIce) July 16, 2019
Já vários analistas - e até a Qualcomm - têm feito referências a este salto na resolução das câmaras, com a Samsung e a Sony a estarem na linha da frente para a produção de tal sensor. E, mesmo sabendo-se que o número de megapixeis não é garantia directa de melhor qualidade (há muitas outras variáveis envolvidas), sem dúvida que dá gosto ver este tipo de competição a incentivar os fabricantes a fazerem mais e melhor.
Afinal, se a Nokia conseguiu colocar um sensor de 41MP no 808 PureView em 2012, não será pedir muito que, 8 anos mais tarde, se chegue aos 108MP. :)
0 comments:
Enviar um comentário