O desejo de ter um smartphone full-screen sem margens pode estar mais próximo do que se pensa, e tanto a Oppo como a Xiaomi já estão a mostrar protótipos com câmara frontal invisível sob o ecrã.
A Oppo e a Xiaomi anteciparam-se aos demais fabricantes e já estão a mostrar dois smartphones onde a câmara frontal fica escondida sob o ecrã, sem necessidade de furos. Esta é a solução que já se sabia que iria ser inevitável, e que dispensará o recurso a soluções alternativas mais complexas, como as câmaras em sistemas pop-up, deslizáveis, rotativos, etc. - e também marcará o fim da era dos "notches".
For those seeking the perfect, notchless smartphone screen experience – prepare to be amazed. 📲— OPPO (@oppo) June 3, 2019
You are taking a very first look at our under-display selfie camera technology. RT! 🤯 pic.twitter.com/FrqB6RiJaY
Do you want a sneak peek at the future? Here you go...introducing you to Under-Display Camera technology!#Xiaomi #InnovationForEveryone pic.twitter.com/d2HL6FHkh1— Xiaomi #5GIsHere (@Xiaomi) June 3, 2019
O único requisito que parece ser comum às curtas demonstrações da Oppo e Xiaomi é o de que a área do ecrã referente à câmara deverá ficar a "preto" enquanto a câmara estiver activa, para permitir que a câmara veja através do ecrã OLED. Algo que já sabíamos ser possível e que, na verdade, já é feito pelos sensores ópticos de impressões digitais integrados no ecrã. A grande questão será saber o quanto é que isso irá afectar / prejudicar a qualidade da câmara frontal, já que mesmo sendo transparente, o ecrã OLED irá sempre reduzir a quantidade de luz que chega à câmara. Mas, tendo em conta as vantagens desta solução, acho que uma pequena redução a nível de qualidade na câmara frontal será algo com o qual a maioria dos utilizadores estará disposto a conviver.
... Agora é só esperar para ver qual será a primeira marca a trazer efectivamente para o mercado um destes smartphones. Mas arrisco-me a dizer que isso poderá acontecer já em 2020.
0 comments:
Enviar um comentário