A OnePlus adicionou uma opção de limpeza de ficheiros para libertar espaço nalgumas versões beta dos seus smartphones, mas que envia dados para a empresa chinesa Tencent.
Alguns fabricantes incluem nos seus smartphones Android apps de "limpeza", que visam limpar os recursos e recuperar espaço, eliminado coisas como ficheiros temporários, recomendando a desinstalação de apps que não são utilizadas há muito tempo, ou a remoção de ficheiros que ocupem demasiado espaço. São ferramentas que à partida não deveriam gerar nenhuma polémica, mas que - na melhor / pior tradição da OnePlus, neste caso estão a dar que falar.
É que a OnePlus decidiu integrar uma destas ferramenta de limpeza da Tencent directamente no seu gestor de ficheiros; e aquilo que mais está a preocupar os utilizadores e fãs é o facto desta ferramenta enviar dados sobre a utilização das apps para a China, o que daria dados privilegiados à Tencent (para além de, aparentemente, nem sequer funcionar bem, não separando a categoria dos ficheiros grandes, como era suposto fazer).
A parte positiva é que por agora isto apenas está a ser feito em versões beta limitadas ao território Indiano, onde a OnePlus diz que há muitos pedidos para a inclusão de uma ferramenta deste tipo; e, perante as muitas críticas que têm surgido, é pouco provável que alguma vez venha a ser aplicado no OxygenOS destinado aos países Europeus.
por: Carlos Martins
0 comments:
Enviar um comentário