Quem tiver uma conta Gmail e fizer compras online já poderá ter reparado que a Google poderá enviar-lhe algumas notificações a dizer quando um determinado artigo foi enviado ou qual a data estimada para a entrega. É algo que não é feito de forma intrusiva, e que se descarta com facilidade se não for do nosso interesse. O que não se sabia é que essa informação recolhida através dos emails que recebemos no Gmail, tem uma página dedicada.
Um salto a esta página das "compras" mostra todas as compras que a Google tem associadas à nossa conta, incluindo datas de entrega estimada ou se já foram entregues.
Pessoalmente, não acho que ver esta informação discriminada desta forma seja mais preocupante do que, por exemplo, o histórico da localização de todos os sítios por onde andamos (para quem tiver o histórico activado), ou tudo aquilo que dissemos ao Google Assistant. No entanto, ao contrário destes, este histórico das compras não oferece qualquer opção para que essa informação seja eliminada (para o fazer exige que se apague o email respectivo do Gmail) - o que significa que a Google fica com um registo permanente desses dados, valiosos para criar um perfil de cada utilizador. E isto para não entrar na desconfiança de que, mesmo que oferecesse tal opção, se realmente eliminaria esses dados...
Depois não admira que por vezes se leve com publicidade que parece "adivinhar" os nossos interesses... pudera... ao saber que páginas visitamos, onde é que clicamos, onde é que passamos mais tempo, e até que coisas compramos... o trabalho de detective fica praticamente feito.
0 comments:
Enviar um comentário