As câmaras WiFi são cada vez mais uma opção para ter em casa, permitindo manter sobre controlo pessoas, bens e animais. A D-Link é uma das marcas que aposta neste segmento de mercado, tendo disponíveis várias opções, com diferentes níveis de funcionalidades.
A marca enviou-nos para análise a DCS-8000LH, uma câmara que se pode considerar um produto para o segmento de entrada, neste mundo da vigilância doméstica. É um equipamento bastante simpático, que por certo vai conseguir muitos adeptos junto de quem procura uma solução simples de utilizar.
Segundo a D-LINK, esta câmara tem como principais atributos, a qualidade de imagem, detecção de som e movimento, facilidade de configuração, design compacto, pode funcionar de noite(até 5m) ou dia e permite acesso remoto.
Dentro da caixa, encontramos a câmara e respectivo carregador, acompanhados da documentação de referência, onde podemos encontrar um guia rápido para configuração.
Na frente câmara, de cima para baixo, encontramos o sensor de infra-vermelhos, um microfone, o sensor de imagem 720p, sensor de luz e o led de estado.
Na traseira, apenas uma porta micro USB na zona inferior, para ligação do carregador.
Instalação
Todo o processo de instalação está dependente para aplicação mydlink e para o poderem fazer, terão de utilizar uma conta D-Link. Caso ainda não tenham uma, terão de a criar, para poderem dar seguimento ao processo de instalação.
Definida a divisão onde o equipamento vai ficar instalado, é tempo de configurar a ligação WiFi, escolhendo a rede à qual a câmara se vai ligar.
Em Funcionamento
Esta aplicação mydlink, serve não só para controlar a câmara, mas também para interagir com outros equipamentos inteligentes da D-Link, razão pela qual disponibiliza algumas opções que não têm utilidade prática para a câmara.No ecrã principal, temos 3 zonas:
- Superior, com menu lateral, data/hora e dashboard, onde definimos que informação desejamos ter no ecrã;
- Na zona intermédia, uma área com "cartões", um maior para uma imagem com o que estava a ser captado na altura em que se abriu a app e por baixo desta, uma área para os atalhos que definidos no dashboard;
- Zona inferior, com os atalhos rápidos e uma área que se oculta automaticamente, onde encontramos 4 ícones que dão acesso aos equipamentos, atalhos rápidos, eventos/vídeo e definições.
No dashboard podemos configurar quais os equipamentos, atalhos e as opções para acesso rápido que pretendemos ver apresentada no ecrã principal. No caso destes últimos, podem definir a ordem de apresentação dos mesmos.
Caso assim pretendam, poderão desactivar as secções individualmente, bastando para isso, um toque no comutador apresentado no cabeçalho, à direita. Desta forma, poderão configurar o ecrã principal, para ficar com o layout que mais vos convier.
Ainda na zona superior, o lado oposto, temos o atalho para o menu lateral, que dá acesso às entradas que também temos na zona inferior do ecrã. Através deste menu podem também adicionar novos equipamentos, consultar o estado das gravações na nuvem, as novidades e a integração com serviços de terceiros, como é o caso do Google Assistant, IFTTT e Alexa.
Na secção "Câmara", ao tocarem nesta área, passam a ter a imagem ao vivo, do que está a ser captado pela câmara. Um segundo toque (ou caso escolham logo a opção visualização), dará acesso ao ecrã para controlo da câmara.
No canto superior direito, dois ícones que dão acesso às definições e ao serviço de gravação na nuvem. A detecção de movimento permite definir quais as áreas onde o mesmo deverá estar activo. Esta opção acaba por ser importante, pois a câmara é fixa, não havendo a possibilidade de alterar mecânicamente a área a filmar.
Na zona inferior, três ícones que permitem tirar uma fotografia, mostrar/ocultar o controlo da resolução da imagem e do áudio e por último à direita, a gravação local de vídeo.
A imagem captada pela câmara é apresentada no terço superior do ecrã. O ícone da nuvem, indicam que o serviço está activo. Se rodarem o ecrã, a imagem passa a ecrã completo, com os ícones anteriormente referidos, a passarem para uma barra na zona inferior do ecrã.
O modo de visualização nocturno pode ser activado automaticamente, possibilitando dessa forma a captura de imagens mesmo quando não houver iluminação ambiente. A qualidade de imagem (720p) é suficiente para o fim a que se destina este equipamento, não perdendo muito em detalhe, mesmo no modo nocturno.
Tem um ângulo de visualização de 120º, com a imagem a ficar arredondada nas laterais.
O serviço de gravação na nuvem tem várias opções, com o utilizador a por optar por uma modalidade gratuita, que suporta até três câmaras. O ponto menos positivo desta opção, é o facto de as gravações só estarem disponíveis durante 24H. Para colmatar esta limitação, as notificações são particularmente importantes, dando a possibilidade ao utilizador para fazer download da gravação.
Apreciação final
Esta câmara D-LINK DCS-8000LH é uma opção interessante, para quem procura uma câmara simples de utilizar. Está recheada de funcionalidades, que permitem ao utilizador interagir com outros equipamentos e serviços. Desta forma, podem definir vários cenários de utilização, que poderão ser activados automaticamente, em função das acções pré-definidas.
A ausência de um slot para instalação de um cartão microSD, é compensada pela modalidade de armazenamento gratuito na nuvem, se bem que limitada a 24H. O facto de não permitir alterar mecânicamente a área a filmar, pode ser uma limitação para alguns utilizadores, que por isso mesmo deve ser analisada a quando da aquisição.
A app mydlink é bastante completa, ao mesmo tempo que é simples e intuitiva, sendo por isso uma boa opção para os utilizadores menos experientes. Tem um preço a começar nos 47€ no mercado nacional, sendo por isso merecedora de um distinto Quente.
D-LINK DCS-8000LH
Quente
Prós
- Facilidade de utilização
- App de controlo bastante completa
Contras
- Não permite armazenamento local
- Imagem arredondada nas margens
0 comments:
Enviar um comentário