A actualização com o Android 9 Pie para o Asus ZenFone 5, já está disponível desde 20 de Dezembro. Até ao momento, a mesma ainda não tinha chegado à nossa unidade de testes, razão pela qual precedemos à actualização manual do smartphone. Caso pretendam fazer o mesmo, só têm de seguir as indicações que se seguem.
A Asus descurou-se um pouco no final do ano, com o patch de segurança a estar algo desactualizado, com data de Outubro.
Ao verificar ser exista uma actualização disponível, a resposta foi negativa, pelo que a alternativa passou a ser o método manual.
Acedemos ao site da Asus e efectuámos o download do ficheiro com a actualização.
Terminado o download, é necessário mover o ficheiro para a raiz do armazenamento interno (com um gestor de ficheiros). Após efectuarem esta operação, devem reiniciar o smartphone.
Terminado o processo de arranque, o ZenFone 5 detecta a existência da actualização, pelo que podem proceder à sua instalação. O smartphone reinicia-se para efectuar a instalação do update, finalizado este processo, ficam com o Android 9 Pie a correr no ZenFone 5.
Uma das novidades disponibilizada com o Android 9 Pie, é a navegação por gestos, a qual substitui a barra navegação.
No Android disponibilizado pela Google, esta opção está disponível no separador sistema das definições, mas a Asus, tal como outras marcas optam por fazer, decide complicar a vida aos utilizadores, disponibilizando uma estrutura diferente nas definições.
Depois de perder alguns minutos e não dar com esta opção, optei por efectuar uma rápida pesquisa no Google. No caso do Asus ZenFone 5, devem aceder nas definições a "Ecrã-barra de navegação", local onde podem optar por uma de duas modalidades, uma disponibilizada pela Asus e uma segunda, desenvolvida pela Google.
Se activarem a segunda opção, ficam sem o botão que dá acesso às aplicações em segundo plano, com esta opção a passar a estar disponível através da execução de um gesto de swype.
Não sendo a forma mais prática para instalar uma actualização, é sempre melhor que estar à espera que a mesma chegue ao smartphone. Se não tiverem paciência, só terão de seguir os passos acima indicados.
0 comments:
Enviar um comentário