O Mate 20 Pro apresenta-se com sistema de carregamento sem fios até 15W e pode inclusivamente carregar outros smartphones, graças a um sistema de carregamento inverso. Além deste sistema de carregamento sem fios, o Mate 20 Pro pode também ser carregado através do sistema SuperCharge, que nesta nova versão, chega aos 40W, numa relação de carregamento de 10V/4A.
Como tivemos oportunidade de testar, o SuperCharge utilizado no Mate 10 Pro permitia um carregamento rápido que chegava aos 100% (bateria de 4000mAh) em 1h32min. Este novo SuperCharge apresenta uma evolução significativa face ao sistema anterior, capaz de chegar aos 70% de carga em apenas 30 minutos, segundo a Huawei. Para termo de comparação, no mesmo tempo, o Mate 10 Pro consegue um pouco menos de 60%.
Para testar o novo SuperCharge, utilizámos o Mate 20 Pro com o carregador que acompanha o smartphone. O Mate 10 Pro foi também carregado ao mesmo tempo com o seu carregador original. Cada smartphone tinha ligado um adaptador que permite saber a relação de carregamento utilizada em cada momento.
No vídeo que se segue, podem ver a evolução do carregamento nos dois smartphones.
Ambos os smartphones foram utilizados até se desligarem, altura em que apresentavam 2% de carga. Ligou-se o respectivo carregador a cada um dos smartphones e deu-se início ao processo de carregamento.
A tabela que se segue apresenta as medições efectuadas ao longo do processo, até se atingir os 100% de carga no Huawei Mate 20 Pro.
Após alguns segundos para ajuste da relação de carregamento, o Mate 20 Pro estava a carregar a 8.2V@2.36A e o Mate 10 Pro a 4.44V@4.73A. Aos 5 minutos o Mate 20 Pro já tinha uma vantagem de 3%, estando a carregar quase à potência máxima de 40W, a qual se alargou para 8% aos 10 minutos. Aos 20 minutos o Mate 20 Pro tinha o carregamento a meio, com 51% de carga, e o Mate 10 Pro começava a ficar para trás, com 39% de bateria - uma diferença de 11% para o Mate 20 Pro.
O primeiro objectivo estava aos 30 minutos, pois a Huawei avançava com 70% de carga. No teste que efectuámos, o Mate 20 Pro apresentava a bateria a 75%, uma percentagem um pouco acima da que a marca anunciou (à qual se deve retirar os 2% que o smartphone apresentava no início do carregamento). Fica assim comprovada a promessa da Huawei, mas interessava verificar quanto tempo demoraria o Mate 20 Pro a chegar aos 100% de carga. Isso veio a acontecer aos 54 minutos. Em menos de uma hora o smartphone fica com a bateria de 4200mAh completamente carregada, algo que no Mate 10 Pro (4000mAh) demorou 92 minutos a acontecer.
O smartphone aqueceu um pouco no período de carregamento, mas nada que se possa considerar preocupante.
No gráfico podemos ver a evolução do carregamento, com o Mate 20 Pro a conseguir uma larga vantagem até aos 40 minutos, fruto de uma relação de carregamento superior, onde os 9V@3A fizeram a diferença.
Esta nova versão do SuperCharge apresenta uma evolução significativa, face à disponibilizada com o Mate 10. Os 40W (10V@4A) fazem toda a diferença - mesmo se esse valor é apenas atingido durante a fase inicial de carregamento - com os 4200mAh do Mate 20 a chegarem aos 73% em apenas 30 minutos. A carga completa foi conseguida em menos de 1 hora, o que faz deste novo SuperCharge um dos mais rápidos sistemas de carregamento actualmente disponíveis no mercado.
0 comments:
Enviar um comentário