A Huawei apresentou ontem em Londres o Mate 20 Pro, o primeiro smartphone com o novo processador Kirin 980 de 7nm. A marca chinesa apresentou ainda o Mate 20, mas este modelo não irá estar disponível no nosso mercado, com a Huawei Portugal a optar por comercializar apenas o Mate 20 Pro.
O processador Kirin 980 apresenta-se como um dos elementos em destaque neste smartphone, fruto da utilização de uma nova arquitectura com 3 clusters, um com dois núcleos A76 a 2,6GHz para alta performance, outro com dois núcleos A76 a 1.92GHz para um desempenho sustentado e um terceiro com 4 núcleos A55 a 1.8GHz, para eficiência energética. Este novo arranjo dos núcleos num processo de fabrico de 7nm, permite segundo a Huawei ganhos de 20% no desempenho e uma poupança de 40% no consumo energético, face ao Kirin 970.
O Mate 20 Pro tem um ecrã OLED de 6,39" com uma resolução QHD+ (3120x1440px) e 538ppi, que agora passa a contar também com o sensor de impressões digitais integrado sob o ecrã. Em termos de memória e armazenamento, mantém os 6GB de memória RAM do Mate 10, assim como os 128GB para armazenamento, sendo que este ultimo é expansível com um novo tipo de cartão (NM card), algo que não era possível no Mate 10 Pro.
[NM Card - um "micro SD" de tamanho ainda mais reduzido]
A bateria ganha 200mAh, passando a disponibilizar 4200 mAh. Este aumento de capacidade, aliado ao melhor comportamento energético do Kirin 980 promete uma autonomia estendida, algo que iremos testar ao longo das próximas semanas. O carregamento apresenta duas novidades, com a bateria a conseguir chegar aos 70% de carga em apenas 30 minutos (carregamento rápido a 10V4A), e também (finalmente) temos carregamento wireless disponível, de 15W - que também pode ser usado para recarregar outros equipamentos sem fios. A porta USB-C 3.1 duplica a velocidade de transferência de dados para 10Gbps e a tecnologia USB Power Delivery 2.0 passa a permitir até 100W. Chuva e banhos acidentais também não serão problema, pois tem protecção IP68.
A Huawei tem optado por estrear o processador Kirin e a nova versão da interface EMUI com a série Mate, ficando as câmaras reservadas para a série P. Com este Mate 20, a Huawei repete esta fórmula, se bem que com algumas alterações. O arranjo vertical da câmara tripla do P20 Pro passou para um layout em L que, em conjunto com o flash, forma um quadrado na traseira do smartphone. Em termos de especificações, temos um trio semelhante ao do P20 Pro, mais uma vez em parceria com a Leica:
- 40MP f1.8 Wide Angle
- 20MP f2.2 Ultra Wide Angle
- 8MP f2.4 Telephoto com autofocus
Tal como aconteceu com o Mate 10 Pro, a Huawei apresenta este Mate 20 Pro com a mais recente versão do Android, neste caso o Android 9 Pie, que surge acompanhado em toda a linha pela interface EMUI 9.
O Mate 20 Pro vai estar disponível em três cores, preto, azul e um "twilight" com um gradiente semelhante ao apresentado com o P20 Pro.
0 comments:
Enviar um comentário