Os utilizadores com smartphones Google Pixel e outros com direito ao Android P beta, depararam-se com uma situação algo misteriosa, quando os seus equipamentos passaram a activar a poupança de bateria aos 99%.
Há muito que o Android conta com um modo de poupança de bateria, que se pode activar manualmente, ou automaticamente assim que chegar a 15% ou 5% (sendo um pouco ridículo que não permita a cada utilizador definir o nível que bem entender, ou que se mantenha o modo activado enquanto se está a carregar o smartphone - mas isso seria outro assunto).
Mas alguns utilizadores depararam-se com algo bastante estranho nos seus Pixel, e modelos como o Essential Phone, Nokia 7+ e OnePlus 6 (estes com Android P beta), com o modo de poupança de bateria a ser activado automaticamente aos 99% de bateria.
A Google já veio esclarecer que se tratou de um teste que estava a ser feito internamente e que inadvertidamente foi lançado "cá para fora", e que entretanto já teria sido rectificado - mas o maior problema é que este incidente vem levantar algumas perguntas bastante incómodas: afinal, como é que se explica que a Google tenha alterado remotamente as definições das configurações dos smartphones dos utilizadores?
Uma coisa é ter no smartphone serviços que permitam detectar e remover apps maliciosas; outra bem diferente é estar sujeito a que, a qualquer momento, as definições do smartphone possam ser alteradas, quer seja propositadamente ou acidentalmente (como foi o caso), com consequências imprevisíveis. Imaginem que em vez de ser o modo de poupança de bateria fosse a activação do modo airplane, ou alguma configuração interna no acesso de dados que deixasse o smartphone incontactável, sem dados (e sem hipótese de receber a eventual correcção que fosse disponibilizada).
Vamos aguardar pelas explicações da Google sobre este incidente, que chega num péssimo momento em que já tanta desconfiança se tem sobre tudo o que é feito secretamente pelos equipamentos tecnológicos.
Depois de ler esta noticia,fico preocupado, pois tenho um Huawei PSmart, e que vai ser actualizado (dizem) em Setembro para Android Pi. E isso de puder a Google modificar remotamente as definições . . . .�� Valha-me Deus.
ResponderEliminar