A evolução das câmaras nos smartphones ao longo dos anos tem sido notória, mas quando se quer o melhor dos melhores, qual o smartphone que se deverá escolher? Entre o iPhone X, Pixel 2 XL, Note 8, HTC U11 e LG V30... há vários que se desenrascam bem, mas um deles porta-se melhor que todos os outros.
Com os smartphones a serem cada vez mais "iguais", há alguns elementos que se vão tornando diferenciadores, sendo a câmara um dos que mais frequentemente é indicado pelos utilizadores. Neste mega-combate entre os melhores smartphones do ano, realizado pelo site The Verge, o vencedor acaba por ser o Pixel 2 XL - o que se torna curioso por dois aspectos: o primeiro, demonstra que o meu caro amigo Luis Costa tem razão ao minimizar o meu fascínio pelas prestações em baixa luminosidade do Galaxy Note 8, pois aquilo que consegue ver "no escuro" perde em definição e qualidade (mas não me impede de continuar a ficar fascinado por ele! :)
Edit LC: Tendo em conta os resultados obtidos pelo Mate 10 Pro, estranha-se a sua ausência neste comparativo, mas tendo em conta que foi realizado pelo iVerge, é uma decisão que acaba por não surpreender.
O segundo, e talvez mais importante ponto, é o de que parecer comprovar que chegamos ao fim da era do melhoramento das câmaras por conta dos sensores e grupos ópticos (a nível dos smartphones, com os seus requisitos e limitações em termos de dimensão e volume) e que daqui para a frente será o software e processamento de imagem a fazer cada vez mais a diferença.
A Google faz verdadeiros "milagres" com a câmara do Pixel 2 XL, e não há impeditivos técnicos - a não ser os recursos que terão que ser dedicados a isso - para que os outros fabricantes não sigam o mesmo caminho. Vai ser interessante ver que melhorias as câmaras dos modelos de 2018 irão trazer; sendo que, uma das vantagens das melhorias serem feitas por software, é a de que eventualmente poderão servir para melhorar também as fotos dos smartphones anteriores já no mercado.
Publicado originalmente no AadM
Interessante análise sobre as estratégias seguidas pelos fabricantes de smartphones em relação às câmaras, sobretudo a tendência para a aposta no software! Acredito que 2018 traga muitas novidades! :)
ResponderEliminarMate 10 Pro
ResponderEliminarApesar de andarem muitos taco a taco é nas pequenas diferenças que achamos os melhores pormenores! Sempre a inovar a nivel de tecnologias certamente cada vez mais e melhores. Obrigado pela partilha
ResponderEliminar