O fundador da Tesla e SpaceX não parece estar muito satisfeito com a câmara inteligente da Google, dizendo que nem sequer se dá ao trabalho de parecer um produto "inocente".
Elon Musk tem tido uma voz bastante crítica quanto aos sistemas de inteligência artificial, mas nem o facto da Google Clips fazer todo o seu processamento localmente sem enviar imagens para a cloud parece ter sido suficiente para acalmar a sua desconfiança sobre uma câmara que estará continuamente a monitorizar tudo o que vê e que determina, por ela própria, quais os momentos que interessará registar para a posteridade.
This doesn't even *seem* innocent— Elon Musk (@elonmusk) October 7, 2017
Talvez Musk esteja preocupado com o potencial para abuso que poderá advir de uma qualquer actualização futura (que até possa ser feita sem o conhecimento do utilizador); ou então será apenas o seu habitual receio de que a inteligência artificial se possa vir a tornar numa grande ameaça para a humanidade, se não for desenvolvida com regras bem definidas.
Seja como for, cada vez mais fica bem patente que a utilização da tecnologia acaba implicitamente por significar que se confia nas partes envolvidas... de outro modo, poderiam ser os fundadores da Google (e muitos outros potenciais clientes da Tesla) a não acharem grande piada que o seu Model 3 venha com uma câmara apontada para o interior do carro e que também poderia sofrer do mesmo problema.
... Para quem não for nessas coisas de "confiança" tem uma solução bem simples para ambos os casos: tapar as lentes a não ser quando estiver disposto a assumir que poderá estar a ser observado! :)
0 comments:
Enviar um comentário