23/07/2017

23/07/2017

Google Maps ajuda a planear passeios


Três anos após começar a exibir o perfil de elevação para os percursos de bicicleta, o Google Maps passa finalmente a exibir mesma informação também para os percursos pedonais.


Mostrar a distância e tempo estimado para várias rotas alternativas no Google Maps não nos dá toda a informação que será relevante, especialmente quando se trata de fazer o percurso a pé ou de bicicleta, onde subidas acentuadas se podem tornar em barreiras quase intransponíveis - especialmente para quem tiver alguma limitação de locomoção.

No caso das bicicletas, a Google já tinha tratado do assunto em 2014, adicionando o perfil de elevação que permitia aos utilizadores verem, de forma simples, o que teriam que enfrentar ao longo do percurso escolhido; coisa que agora - finalmente - também chega ao planeamento dos percursos feitos a pé. Será assim mais fácil avaliar os percursos e ver realmente aquilo que se terá que superar, sem ter que se simular que se vai de bicicleta para ter acesso aos dados sobre as subidas e descidas.

Pessoalmente, não sei porque motivo a Google não mostra esta informação independentemente do tipo de transporte escolhido, já que me parece que também seria útil mesmo para quem conduz um automóvel e poderá preferir evitar declives acentuados (ou, no futuro, até talvez os possa preferir - no caso de serem a descer - para aproveitar e recuperar energia nos carros eléctricos. ;)

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário