No início do ano falamos do curioso Maru OS que tinha por objectivo permitir o uso dos smartphones como computadores desktop, e agora esse projecto passa a open-source (o que pode ser bom, ou mau, sinal).
Não faltam tentativas de unificar os dispositivos móveis e os computadores, e ao longo dos anos temos visto o Windows, Android, e até o Ubuntu a tentar fazê-lo. O Maru OS aposta numa abordagem diferente, pois usa o Android enquanto se usa o smartphone como smartphone, mas recorre ao Debian quando se quer utilizá-lo como desktop (mas continuando a correr no smartphone).
A ideia é interessante, e tem a vantagem de recorrer a dois projectos que são open-source, o Android (AOSP) e o Debian; mas infelizmente também tem alguns pontos contra, pois o projecto está a usar o datado Android Lollipop 5.0 - quando actualmente já vamos no Nougat 7.0 - e por enquanto está disponível apenas para um único equipamento: o popular, mas também datado, Nexus 5.
Talvez o facto do Nexus 5 não ter direito ao Android 7.0 (embora já comecem a surgir versões não oficiais) possa ajudar mais pessoas a aventurarem-se neste Maru OS; mas por outro lado, não podemos deixar de suspeitar que a passagem do projecto a open-source (em Junho) seja um sinal de que as dificuldades se estão a tornar demasiado complicadas para dar continuidade ao projecto, e que isto seja uma forma de o ir "abandonando"...
Veremos que tal as coisas correm ao longo dos próximos meses, mas não se pode ignorar o facto de ser um projecto que neste momento depende de uma versão de Android com dois anos, e de um smartphone com três.
Publicado originalmente no AadM
0 comments:
Enviar um comentário