04/09/2016

04/09/2016

2017 vai trazer baterias com maior autonomia


O campo das baterias não tem acompanhado a evolução tecnológica que tem existido noutras áreas, mas pode ser que isso mude já no próximo ano, se a SolidEnergy cumprir com a promessa de uma nova geração de baterias de lítio com o dobro da capacidade.

Como se sentiriam se pudessem trocar a actual bateria do vosso smartphone, tablet, portátil, ou câmara, e imediatamente ter o dobro da autonomia? Seria uma melhoria revolucionária - não só para os smartphones mas, ainda mais, para os smartwatches e demais wearables de dimensão reduzida - e que a SolidEnergy diz ser possível com as baterias "lithium metal".

Estas baterias permitem armazenar a mesma quantidade de energia em metade do volume, pelo que se torna possível manter a mesma autonomia das baterias actuais com baterias muito mais compactas (lá vamos nós ver nova corrida a smartphones com poucos milímetros de espessura), ou então manter o volume e duplicar a autonomia face às actuais.

Só resta mesmo a questão de realmente cumprirem com o que prometem, pois ao longo dos anos têm sido muitos a tentar revolucionar as baterias de lítio... e todos eles têm falhado. Vamos acreditar que a SolidEnergy o consiga fazer, pois seriam excelentes notícias para todos nós - e não vamos esquecer o impacto que isto poderia ter nos veículos eléctricos, que automaticamente também poderiam ter o dobro da autonomia.



Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário