O SwiftKey pode ser um dos melhores teclados da actualidade, mas isso não impede que o mesmo esteja livre de erros. Esta semana alguns utilizadores descobriram que o teclado lhes estava a sugerir emails de estranhos e outras informações que nunca tinham escrito.
O problema parece ter ocorrido a nível da sincronização dos dicionários na cloud, e onde o teclado de alguns utilizadores terá tido acesso a informações de outros utilizadores. A SwiftKey apressou-se a dizer que foram apenas alguns incidentes isolados, e que "não representa uma falha de segurança" - uma afirmação estranha, quando estavam ser revelados dados como endereços de email, números de telefone, e até de pesquisas que essas pessoas fizeram.
Por agora a SwiftKey optou por desligar todo o sistema de sincronização até que o bug esteja resolvido, e por isso os utilizadores não poderão tirar partido do mesmo (é prático quando utilizam diferentes equipamentos e querem que aquilo que o teclado aprende num também fique disponível nos outros). Seja como for, é um bug que levanta sérias preocupações quanto à segurança dos dados que se escrevem no SwiftKey.
Esperemos que um incidente assim seja um caso isolado, e que a SwiftKey venha explicar em detalhe o que se passou, e que passos foram dados para garantir que coisas idênticas não voltem a acontecer. Como bem sabemos, é difícil conquistar a confiança dos utilizadores... mas perdê-la é algo que pode acontecer de um momento para o outro.
Publicado originalmente no AadM
0 comments:
Enviar um comentário