15/07/2016

15/07/2016

Poupança de bateria, só quando Android quer!


De vez em quando há coisa que nos vão chateando ligeiramente o juízo mas que vamos suportando, até ao ponto de saturação em que demos que desabafar por algum lado. Hoje é o dia em que isso acontece para o obtuso modo de poupança de bateria no Android.
O Android tem feito excelente progresso a nível de eficiência energética, com o "Doze" do Android 6.0 a ter resultado numa redução substancial do consumo sempre que deixamos o smartphone pousado em qualquer lado. Para além disso, temos também o modo "Battery Saver" que pode colocar o smartphone em modo de poupança de energia, e que ser activado automaticamente quando o nível de bateria chega aos 15 ou 5%.

Este modo Battery Save pode também ser activado manualmente a qualquer momento, e no caso de se prever um "dia longo" pela frente, nada nos impede de activá-lo imediatamente assim que o desligarmos do carregador, para garantir que o nosso smartphone se aguentará pelo maior tempo possível. O problema surge quando o queremos activar manualmente... durante o carregamento.

Alguém na equipa do Android terá achado - erradamente! - que não faz sentido ter o modo de poupança de bateria ligado enquanto se está a carregar o smartphone; o que é obtuso por dois motivos: o primeiro, porque está a assumir que a sua decisão se pode sobrepor à vontade do utilizador; o segundo, porque podemos estar perante um caso em que a poupança de alguns minutos no tempo de carregamento poderia ser de importância crítica para o utilizador. Com o smartphone a consumir menos, o tempo de carregamento pode ser reduzido - uma táctica a que muitas vezes se recorre colocando o smartphone em modo "airplane", embora aí se tenha o inconveniente adicional de ficar incontactável e sem comunicações.


Este é um caso em que o Android poderia muito bem copiar o comportamento do iOS, que por acaso também se sobrepõe à vontade do utilizador, mas de forma mais inteligente e menos intrusiva. Quando temos um iPhone em modo de poupança de bateria e o ligamos a um carregador, o modo mantém-se activado até que se atinja os 80%, o que sempre possibilita o carregamento mais rápido até se atingido um nível confortável (ainda assim, seria preferível que o utilizador tivesse a opção de que a sua decisão fosse soberana - e antes que surjam as acusações, também não há falta de coisas "intransigentes" no iOS que se têm que suportar diariamente e que mereceriam artigo idêntico, não se preocupem. ;P)

Vamos lá ver se na versão final do Android Nougat o Android nos deixará recarregar um smartphone com o modo de Battery Saver activo, ou se isso permanecerá uma opção na qual o Android ignora a vontade do utilizador.

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário