O Device Manager do Android tem vindo a ser melhorado com funcionalidades importantes, sendo nesta altura uma ferramenta incontornável no panorama Android, de tal forma que as aplicações que existiam para este efeito estão a sofrer com a concorrência da própria Google.
A possibilidade de localizar um equipamento é muito útil, mas claro está que depende da existência de uma ligação à internet. O fazer tocar o smartphone é a solução para aqueles momentos em que não sabemos onde o deixámos. Já o apagar um equipamento remotamente é a solução para quando o perdemos ou esta ganha asas.
Nos casos de furto, pode haver necessidade de tomar medidas mais extremas, inutilizando o equipamento. Este tipo de acções será por certo útil nos casos em que se prevê que o smartphone não regresse às mãos do dono.
A Google mostra estar atenta a esta situação e acaba de adicionar ao AOSP uma funcionalidade que tem elevado impacto quando utilizada. O comando em questão pode escrever zeros em qualquer partição, desde o sistema ao recovery, boot, e bootloader. Ficará à responsabilidade de cada marca definir o impacto deste opção.
Claro está que se trata de uma opção com repercussões preocupantes, pelo que a sua utilização deverá estar a ser muito bem ponderada por parte da Google e por certo que os OEM farão o mesmo.
0 comments:
Enviar um comentário