Já se sabia que era uma questão de tempo até que a Google decidisse trazer o 3D Touch até ao Android. Pelo que foi possível observar da Developer Preview 2 do Android N, estão dados os primeiros passos para que os OEM apostem nesta tecnologia.
No ano passado na IFA, vimos a Huawei apresentar uma versão do Mate S com esta tecnologia. Mais recentemente, a mesma Huawei apresentou os P9 e P9 Plus, este último com suporte para a tecnologia 3D Touch.
Algo que saltou à vista, foi a necessidade das aplicações poderem tirar partido da detecção do nível de pressão. Foi o próprio CEO do Consumer BG da Huawei, Yu Chengdong (Richard Yu) que o referiu na apresentação do Mate S. A tecnologia estava disponível, agora haveria que tirar partido da mesma.
Esta situação é em tudo semelhante ao que se passa com com sensor de impressão digital. A Huawei disponibiliza um sensor de última geração, com uma sensibilidade de topo. Os outros OEM também têm vindo a melhorar neste campo, mas faltam aplicações para tirar verdadeiro partido do hardware.
No caso do 3D Touch, a situação tem tudo para mudar a curto prazo, com a Google a colocar nas mãos do developers as ferramentas necessárias para tirar partido destes ecrãs de última geração.
O responsável pelo Nova Launcher já meteu mãos à obra (algo que já lhe é habitual...) e o resultado é o que se pode observar no vídeo acima apresentado.
É de crer que até ao lançamento do novo Android N e a chegada de novos equipamentos com suporte para estas tecnologias, mais novidades venham a ser anunciadas neste campo. O melhor de tudo é ser a Google a centralizar este desenvolvimento, o que irá permitir que todas as marcas o possam utilizar.
0 comments:
Enviar um comentário