A autonomia continua a ser um dos principais aspectos a melhorar nos equipamentos móveis. As diferentes marcas vão apostando em novos processadores, com melhor desempenho e menor consumo e em baterias com maior capacidade, mas o resultado final ainda está longe de ser o desejável.
Face à dificuldade em inovar na tecnologia utilizada nas baterias, as marcas têm apostado numa alternativa para melhorar a autonomia, se bem que de forma indirecta: o carregamento rápido.
A Qualcomm tem liderado o desenvolvimento da tecnologia de carregamento rápido, chegando a conseguir 80% da carga em apenas 35 minutos. O problema está nos restantes 20%, que podem levar tanto ou mais tempo a completar.
Inicialmente, o carregamento dos nossos smartphones era efectuado a 5V, tendo chegado aos 2A nos equipamentos mais recentes. Com o Quick Charge 2.0, os smartphones passaram a poder utilizar 9 e 12V, se bem que limitados a 1,67A.
A versão 3.0 do Quick Charge apresenta uma novidade importante, o carregamento passa a ser feito de forma inteligente, com o carregador e o smartphone a "falarem" entre eles eles negociando os Volt e Ampere que melhor se adapte a cada fase do carregamento. Desta forma, há uma simbiose entre os dois equipamentos, com um a pedir e o outro a fornecer apenas aquilo que lhe é solicitado.
A Anker, marca com créditos firmados nesta área, já apresentou uma linha de novos equipamentos preparados para tirar partido do Quick Charge 3.0.
Os carregadores de parede e para o carro da Anker estão preparados para garantir tempo de carregamento mais curtos, bastando para tal que o nosso equipamento suporte a tecnologia Quick Charge 3.0.
Contamos em breve ter a oportunidade de testar alguns destes equipamentos da Anker e dar-vos a conhecer as potencialidades dos mesmos.
0 comments:
Enviar um comentário