07/12/2015

07/12/2015

Últimas

O Snapdragon 810 da Qualcomm continua a agitar as águas e agora parece ter feito chegar a sua influência ao novo 820, que está prestes a chegar ao mercado.
Em termos de actualizações, há alguma esperança relativamente ao Note 4 da Samsung.

Qualcomm continua quentinha...


Os processadores que a Apple utiliza continuam a dar-lhe vantagem nas operações single-core, as quais convenhamos, são as que predominam na utilização do smartphone.
Este facto, aliada à gestão de prioridades do SO, permite a Apple apresentar uma fluidez de elevada qualidade, algo que só recentemente o Android conseguiu igualar.

A luta pelo desempenho com apenas um núcleo continua assim a  ser um objectivo de todos os fabricantes de processadores. Vimos na semana passada que o Snapdragon 820 se ficava pelos 2162 pontos, ainda distantes dos 2537 do Apple A9. O Kirin 950, embora cada vez com melhor desempenho, ainda fica mais curto, com apenas 1710 pontos.

A Samsung parece não querer dar o flanco à Apple, e o facto de os Kirin se terem aproximado do Exynos 7420 pode ter contribuído para que a marca voltasse a apostar nos processadores da Qualcomm.

O Snapdragon 820 foi testado a 1,6GHz, mas ao que tudo indica, a Qualcomm tem uma versão mais potente, a 2,2GHz, a qual sacou 2456 pontos em single core. Este resultado trás consigo um contra já bem conhecido, o aquecimento.




Essa deverá ser a principal razão para que a Samsung esteja a preparar um sistema de arrefecimento que os geeks do overcloking bem conhecem: o arrefecimentos com permutadores de calor. Esta tecnologia não é propriamente novidade no segmento móvel, pois a Sony e a Microsoft já a utilizaram nos Xperia Z5 e Lumia 950, respectivamente.

A área de dissipação é um dos factores que influência decisivamente o desempenho tecnologia, e num smartphone que cada vez é mais fino, é algo que não abunda. A Fujitsu parece estar na liderança neste sector, será que a Samsung foi beber conhecimento junto desta?

Um bom sistema de arrefecimento aliado a mais um ou dois milímetros de espessura (e bateria a a tirar partido dos mesmos) podem muito bem ser a fórmula de sucesso. Para já não passa de expelculaçao. Teremos de aguardar pelo MWC para ficar a conhecer o Galaxy S7.


Note 4 vai ter actualização para o Android 6.0?


Esta "guerra" parece não ter fim e os clientes vêm-se sempre num mar de incertezas, sem nunca saber se o seu equipamento vai ou não receber a actualização tão desejada.

O Note 4 já foi substituído pelo Note 5 que ainda não chegou a estes lados do Atlântico. Por esta razão, o Note 4 continua a ser uma boa opção para quem prefere o formato phablet.

As actualizações é que podem nunca chegar, pois ainda há operadores a distribuir o Android 5.1.1. No entanto, há uma referência a um equipamento que possivelmente por erro técnico recebeu uma actualização OTA para o tão desejado Android 6.0 Marshmallow.

Assim sendo, há esperança, mas nada de euforias. É aguardar para ver o que daqui sai.



Borlas do dia:


Curtas:

0 comments:

Enviar um comentário