Como vão longe os tempos em que Android era sinónimo de apenas um único smartphone, e o iOS ainda ia enfrentando as dúvidas de que pudesse, algum dia, destronar a Nokia. Agora, Android e iOS acumulam 96.8% das vendas do último trimestre, o que não deixa qualquer margem para dúvidas.
Segundo as estatísticas da Gartner, a venda de smartphones a nível mundial no último trimestre dividiu-se entre os 82.2% para os Android e os 14.6% para os iOS, deixando apenas 2.5% para os Windows e 0.3% para os BlackBerry (que já ficam abaixo dos 0.4% dos "outros").
Embora o vencedor indisputável seja o Android, será interessante ver que perdeu 1.6% relativamente ao ano passado, enquanto que o iOS cresceu 2.4%. Algo que se torna ainda mais significativo considerando que a plataforma Android tem tido novos lançamentos de equipamentos ao longo do ano (Galaxy S6, LG G4, etc.) e que nos iPhones o pico habitual de vendas surge com o lançamento dos novos modelos (que se esperam para o próximo mês).
Resta agora saber até quando é que a fórmula da Apple irá funcionar... pois do lado do Android já se começam a fazer sentir - e bem - o efeito que os smartphones económicos de empresas como a Xiaomi estão a ter no segmento dos topos de gama com preços elevados. Até quando irá a Apple convencer o mercado a comprar iPhones de 700, 800 e mais euros; ou, será que, tal como a Apple revelou estar atenta ao apetite do mercado pelos smartphones de maiores dimensões, também estará atenta à necessidade de ter novos iPhones a preços mais concorrenciais?
Publicado originalmente no AadM
0 comments:
Enviar um comentário