Se são daquelas pessoas que se preocupa com a segurança e por isso activaram uma password para aceder ao vosso Android (5.x), será melhor regressarem ao PIN ou padrão de unlock, pois uma falha permite ultrapassar o lockscreen no modo password.
Será no mínimo curioso que, uma funcionalidade que pretende tornar o acesso ao Android mais seguro, se venha a revelar mais vulnerável. Mas é precisamente isso que acontece nos Android 5.x com protecção por password activada.
Para entrarem num destes equipamentos bastará seguirem esta sequência:
- Entrar no modo de chamadas de emergência
- Introduzir um número ultra-longo e fazer "copy" do mesmo (a sugestão é introduzir 10 asteriscos, e depois fazer copy-paste repetidamente até ao limite máximo - em que o campo deixa der o conteúdo seleccionado)
- Regressar ao homescreen e abrir a câmara
- Puxar a barra de notificações e clicar nos settings - surgindo a pergunta da password
- Fazer o "paste" da sequência ultra-longa que tinham introduzido no chamada de emergência, e repetir até que o interface "crashe" (os botões no fundo do ecrã desaparecem)
- A app da câmara também irá crashar, e terão acesso ao homescreen com o smartphone completamente desbloqueado.
E depois temos a outra questão incómoda: embora seja mais que certo que o Google rapidamente corrigirá esta falha e a faça chegar aos seus Nexus (actualização: já está corrigida) ... quantas centenas de milhar de dispositivos Android nunca verão uma actualização e deixarão vulneráveis todos aqueles utilizadores que até optarão pela password pensando que ficam mais protegidos?
Publicado originalmente no AadM
0 comments:
Enviar um comentário