Esta tem atraído muitas atenções e está a fazer as delícias de muitos utilizadores. Apesar de só estar disponível no Lollipop, existem alternativas para quem tem versões anteriores do Android.
Afinal, o que é, e como posso usar?
Smart Lock
Desta forma, podemos definir facilmente como dispositivos "de confiança" os nossos computadores ou carros (Bluetooth), outros smartphones ou tablets (NFC), ou localizações (Casa, Trabalho) e beneficiar da conveniência que este sistema proporciona.
Embora bastante conveniente, ainda há no entanto momentos em que temos necessidade de bloquear temporariamente o dispositivo, para evitar males maiores.
Um exemplo é no local de trabalho: enquanto está junto do telemóvel é muito cómodo não ter que introduzir a sequência de desbloqueio sempre que se espreita o mesmo. Mas se tiver que se ausentar por um curto período, não vai querer que alguém faça o mesmo sem o seu conhecimento, certo?
A Google pensou nisso: é possível forçar rapidamente o bloqueio mesmo quando o Smart Lock está activo, embora a opção esteja algo escondida.
Basta ligar o ecrã e em seguida pressionar uns segundos sobre o ícone do cadeado (localizado na parte inferior). Segue-se uma breve vibração e mensagem a informar que o dispositivo está bloqueado.
Nota: é possível que não funcione caso tenham alguma app do tipo Lock Screen instalada.
Obviamente, na próxima vez que quiser usar o seu telefone terá que executar a sequência de desbloqueio que tiver pré-definida (Pattern, PIN, Password...). Após essa operação o Smart Lock assume o comando e volta a operar da forma normal.
O que falta...
Ainda assim apresenta algumas falhas, sendo a mais notória e pedida pelos utilizadores: a falta suporte a dispositivos WiFi! Por alguma razão que a Google ainda não comentou (SSID/MAC spoofing?), não é possível definir as redes/routers Wireless como Trusted Places/Devices.
Também não é ainda suportado em Tablets.
Mas a grande limitação é a disponibilidade: só é suportado em equipamentos com Android 5.x Lollipop - todas as versões anteriores ficam assim de fora.
Na minha experiência com o Smart Lock com dois smartphones, Nexus 4 e Motorola G (2014) com Android 5.0.2, obtive exactamente o mesmo resultado: por mais que active/desactive as opções simplesmente... não funciona ou funciona de forma algo intermitente!
Por localização nunca tive sucesso; por bluetooth funciona no carro e em casa, mas de forma errática - vai alternando entre ter que introduzir ou não a sequência de desbloqueio (após a primeira vez, sempre necessária).
Alternativas
O principio de funcionamento é o mesmo, mas acrescenta o suporte a redes WiFi por SSID: quando no alcance da rede pretendida basta escolher a partir da lista e adicionar como dispositivo de confiança. A partir desse momento, enquanto estivermos conectados a essa rede o telemóvel nunca pede a sequência de desbloqueio do ecrã inicial.
Assim que nos afastamos da rede o suficiente para o Android perder a ligação com a mesma, o bloqueio volta a ficar activo e o telemóvel de novo protegido contra acessos indevidos e directos.
Além de WiFi, conta também com suporte a Bluetooth. Já o suporte a NFC e GeoLocation está em fase de testes e será disponibilizado em breve.
Existem outras apps semelhantes na Playstore. De algumas que experimentei, esta revelou-se a mais fiável:
- Suporte a Android desde a versão 4.0 e superior
- Configuração e operação totalmente simples e transparente
- Suporte a redes WiFi
- Look Material Design
Smart Unlock (XDA)
Desenvolvida e mantida por KuRouZu and HaZeX.
Tópico da app no fórum XDA:
http://forum.xda-developers.com/apps/smart-unlock/app-smart-unlock-xda-version-skip-t2974396
Link de download directo (versão gratuita, limitada a 3 dispositivos):
http://loadinghome.net/smartunlock_XDA.apk
Link PlayStore (versão completa, €1.99):
https://play.google.com/store/apps/details?id=net.loadinghome.smartunlock
[por António Rodrigues]
0 comments:
Enviar um comentário