06/07/2014

06/07/2014

Resumo da semana

Numa semana muito morna, a caminhar para o verão, as notícias foram saindo a conta gotas. O principal destaque foi portante fácil de encontrar: Android L para Nexus 4, 7 (2012) e 10?
A saga das actualizações e assunto que recorrentemente abordamos. A Google já deixou muitos utilizadores insatisfeitos com a forma que tratou o Galaxy Nexus, repartindo-se as responsabilidades pelo gingante americano e pelas Texas Instruments.

Os três equipamentos a cima referidos, estão numa zona "de perigo" face aos 18 meses que a Google definiu como período razoável para receber actualizações. As esperanças já eram muito reduzidas, mas o facto de terem sido disponibilizados alguns binários referentes a estes equipamentos significa que há trabalho a ser feito. Resta saber se vai chegar a ter a luz do dia...

Aguardemos então por novidades da Google. Até lá, fiquem com o nosso resumo semanal.


Daydream Widgets 

Desde o Android 4.2 que temos uma funcionalidade que acaba por não ser muito utilizada.
O DayDream é aquilo a que se pode chamar o screensaver do Android. Quando em carga, ou numa dock, podemos mostrar determinadas aplicações/informações no ecrã, sendo o DashClock um dos expoentes máximos neste campo.

Hoje apresentamos uma alternativa a este último, o Daydream Widgets.

Tal como o nome indica, esta aplicação permite apresentar os widgets instalados no ecrã quando activada a função daydream.

Basta seleccionar um dos screensavers, e o resultado final será algo como o apresentado em cima, à direita.
Os widgets irão passar no ecrã conforme o definido pelo utilizador.

Para construir o nosso daydream, basta seleccionar os widgets e arrastá-los para o lado direito. Clicando no botão de "play" obtemos uma demonstração da configuração escolhida anteriormente.

Se têm uma dock, ou costumam colocar o vosso smartphone/tablet a carregar enquanto fazem outras tarefas, esta pode ser uma aplicação com algum interesse. Com ela, podem por exemplo ter os emails, tweets ou facebook a passar no ecrã, mantendo-vos assim informados.


Wings on Fire 

Se gostam de aviões e jogos do tipo "endless runner" (como Temple Run ou Subway Surfers), não devem deixar de experimentar o Wings on Fire.

Este Wings on Fire é um jogo de aviões com gráficos 3D em que a nossa missão é bombardear a base do inimigo, mas para o conseguir temos que ultrapassar os diversos obstáculos naturais, aviões inimigos, minas, entre outros.

Ao longo do jogo, e para que consigam atingir o objectivo, também é necessário ir reabastecendo o nosso avião com combustível que aparece em locais estratégicos do nosso percurso, senão habilitam-se a ficar pelo caminho ;-)

Também existem muitas moedas para apanhar, de forma a aumentar o dinheiro disponível e assim conseguir comprar novos aviões, que ajudarão a cumprir as nossas missões.

Como não podia deixar de ser, não faltam as tradicionais "lutas" contra terríveis (e temíveis) "bosses".

Para controlar o nosso avião é possível escolher entre 3 modos diferentes; para mim o mais fácil de todos é utilizando o giroscópio (inclinando o dispositivo para os lados ou para cima e para baixo).



A app de hoje é uma novidade que pode agradar aos aficionados em drinks, ou a quem tem vontade de preparar algo diferente para beber, mas não sabe por onde começar.

A proposta da app Brasil Drinks, desenvolvida por um developer brasileiro, é justamente essa: ensinar como preparar drinks, desde o mais simples até o mais complicado e caro.

Com uma interface simples, mas muito bonita, divide os drinks em nove categorias, que incluem Capirinhas, Clássicos, Tropicais, entre outros.

Em cada categoria, há uma infinidade de drinks, como o clássico Acapulco ou a velha e boa caipirinha de lima, os ingredientes necessários e o modo de preparo. Tudo bem descomplicado e de fácil acesso.

Além disso tudo, ainda existe uma secção com diversas dicas de bar, que podem ser bastante úteis para o utilizador, como nomes de taças e suas utilidades, utensílios, dicas de como crustar taças, e muito mais.

Enfim, é uma aplicação a que vale a pena dar uma chance.



Que tal vos parece a ideia de jogar Tetris "ao contrário"?

A ideia pode parecer estranha, mas é o que nos propõe o 99 Bricks Wizard Academy, um jogo em que, ao contrário do que acontece no Tetris, o objectivo não é fazer desaparecer peças, mas sim conseguir que estas se acumulem e formem uma torre com a maior altura possível.

Ao longo do jogo vão aparecendo outros feiticeiros que tentam dificultar a construção da nossa torre, mas o nosso herói conta com a ajuda de alguns feitiços para o ajudar a construir a sua torre.

Se quiserem podem partilhar as torres que construirem no Twitter ou Facebook e também competir com os vossos amigos para ver quem é o feiticeiro com mais queda para a construção ;-)




Se utilizam frequentemente o copiar/colar no Android, devem ficar com a aplicação que hoje apresentamos em carteira.
O Copy Bubble é uma aplicação para gestão do clipboard. 

Tem um sistema de funcionamento semelhante ao Link Bubble, recorrendo a uma bolha flutuante no ecrã.

Cada vez que efectuarem uma cópia de texto ou imagens, mas no caso destas últimas, ficam com o link para a mesma.
A bolha é possível de ser movimentada, e apresenta no centro o número de "cópias" efetuadas.

Ao clicar na bolha, temos acesso às cópias efetuadas, que estão divididas em duas secções, uma para tratamento avulso, outra para processamento em bloco.

Podem exportar as entradas ou apagar as mesmas. É também possível voltar a copiar as entradas para o clipboard.
A exportação pode ser feita para qualquer uma das aplicações que tenham no menu do sistema Android para esse efeito. Neste caso apresento uma exportação de duas entradas para o Google Keep

A App dá a possibilidade de esconder a bolha. Para isso basta aceder à área de notificações e clicar no ícone do olho. Seria interessante poder o mesmo com um duplo toque na bolha. 
Igualmente interessante seria a possibilidade de eliminar as entradas com um simples gesto (Swype), talvez numa próxima aplicação, quem sabe. 



Com o Flash Club podem utilizar o smartphone como um flash de uma discoteca, sendo até possível definir a velocidade do flash.

Portanto, se forem a alguma festa, aproveitem para se divertirem com a ajuda do Flash Club.


Passemos então às notícias que marcaram a semana.


Notícias do mundo Android:


Muda os settings do teu Android dependendo da localização
Audi com Android Auto e Apple CarPlay em 2015

0 comments:

Enviar um comentário