Fruto de algumas decisões pessoais e outras impostas, acabei por nunca apostar na programação. Com isto, não quero dizer que não vá picando a coisa de vez em quando. Uma das minhas últimas incursões acabou por se centrar no Python e este fim de semana, voltei à carga.
Objectivo: criar uma aplicação que gere uma string aleatória de X caracteres, sendo que cada nova string não pode ser igual à anterior. O resultado deve ser apresentado no ecrã, copiado para o clipboard, e salvo no ficheiro de texto.
Como tinha o Nexus 5 na mão, lembrei-me de verificar se existia alguma solução que me permitisse resolver o meu problema utilizando o Android. Foi assim que encontrei o QPython.
Este último é um motor a correr em Android que disponibiliza um interpretador python, consola, editor e biblioteca SL4A (Scripting Layer for Android), permitindo desta forma correr scritps e projectos no equipamento móvel.
Estavam assim reunidas as condições para testar a coisa.
No ecrã inicial temos os atalhos para as diferentes secções. Podemos utilizar um dos scripts de exemplo para avaliar o sistema de funcionamento da aplicação.
Os scripts podem ser executados a partir do editor.
O registo de execução (log) aparece na barra de notificações.
Uma das grandes vantagens desta linguagem é a sua "simplicidade" e a comunidade à volta da mesma.
Para iniciar a minha tarefa, efectuei uma pesquisa para saber como gerar um número aleatório em Python (isto de usar a net... antigamente havia que queimar pestana a ler os livros!).
Juntei o código ao do script de exemplo (hello world), e estava cumprido o primeiro objectivo: gerar o número. O resto fica para quando tiver tempo, pois o requisito inicial caiu, e a necessidade já não se põe.
Agora já não há desculpas, toca a aprender a programar :)
0 comments:
Enviar um comentário