Há muitas considerações a ter neste tipo de coisa, pois o WiFi roaming aparentemente é coisa que mais parece "magia negra" independentemente de estar especificado no standard. Há inúmeras variações: entre usarem o mesmo SSID (nome da rede WiFi) para os vários hotspots; se deverão usar canais diferentes ou o mesmo; etc. etc.
No meu caso, e para evitar as dores de cabeça sobre se estaria ligado a um router ou ao outro (caso estivessem com o mesmo nome), optei por ter nomes diferentes (estando no mesmo canal, por ser obrigatório para o modo "repetidor" que estou a usar). E depois de andar a espreitar um pouco pelos forums e bug reports do Android, onde muitas mais pessoas se queixavam do mesmo problema, desde há vários anos(!) e sem que o Google/Android pareça estar disposto a fazer alguma coisa quanto a isto; decidi resolver de outra forma: recorrendo a esta app Best WiFi.
O que esta app faz é bastante simples: quando a rede WiFi a que o equipamento estiver ligado descer abaixo de um certo valor (configurável), tenta ligar-se a uma rede com melhor sinal (caso exista). Simples e eficaz... e que tem funcionado na perfeição, poupando-me as dores de cabeça de andar a trocar de rede manualmente.
Quanto às preocupações de consumo de bateria, penso que a App está "bem feita" - isto é, fazendo uso das notificações de mudança de força do sinal WiFi (em vez de estar continuamente em acção). Mas sendo gratuita e caso estejam em situação idêntica de ter múltiplos hotspots WiFi, nada como experimentarem e verem que tal funciona no vosso caso. (Para além disso, há que considerar que qualquer consumo extra que a App cause, poderá facilmente ser compensado pelo facto do vosso Android passar a estar ligado à rede WiFi com melhor sinal, em vez de se manter ligado a uma rede com sinal fraco e gastando mais energia para comunicar).
Artigo originalmente publicado no AadM
0 comments:
Enviar um comentário