O Apps do Android (AdA) teve oportunidade de falar com o criador da App de segurança Cerberus, o italiano Luca Sagaria (LS) e obter opiniões e pontos de vista dum jovem programador cuja aplicação tem já 4,7 estrelas de classificação média no Android Market.
Fomos conversar com ele para saber mais sobre esta aplicação e não só.
AdA: Qual foi o teu percurso antes do Android?
LS: Eu era/sou programador de Java ainda antes do Android. Comprei um iPhone para fazer algumas experiências com o iOS, mas ainda não tive a oportunidade de o fazer.
AdA: Quais são as vantagens e desvantagens que encontras na plataforma Android?
LS: Há alguns anos, como projecto da Universidade comecei a programar para o Android num emulador, quando a plataforma foi anunciada e não havia ainda telefones disponíveis no mercado. Como gostei continuei as experiências.
Vantagens: Bastante simples para um programador de Java, óptima documentação disponível no website e uma grande comunidade onde nos podemos apoiar.
Contras: Diria que o maior problema é a fragmentação, tanto entre as diferentes versões do Android (Donut, Eclair, Froyo, etc...) como nas diferentes implementações não standard dos fabricantes.
AdA: Que outras aplicações criaste antes do Cerberus?
LS: Um par de aplicações de segurança que foram integradas no Cerberus: LocService, para localizar um dispositivo através dum website ou sms e o SIM Checker, que envia alertas quando o dispositivo for utilizado com um cartão SIM não autorizado. Além desses criei também o Location Spoofer, uma app que permite definir uma localização falsa, por exemplo para fazer check-in em locais nos quais não se está e o Widget 3 Italia, um widget para os clientes da operadora 3 Italy, que mostra o crédito, sms e tráfego de internet disponível.
AdA: E o que é o Cerberus ao certo?
LS: Cerberus é um aplicativo que ajuda na recuperação dum equipamento Android perdido, esquecido ou roubado. Chamei-lhe Cerberus, como o mítico cão de 3 cabeças, porque também ele tem 3 formas de proteger os dispositivos:
-Controlo remoto através do website cerberusapp.com;
-Controlo remoto através de outro telefone, recorrendo a SMS;
-Alertas automáticos através do SIM Checker (para dispositivos que utilizem cartão SIM).
A app é paga, mas existe uma versão de teste gratuita, válida por uma semana.
Por apenas 2,99€ temos acesso à aplicação com uso vitalício, sem mais pagamentos, e válido até 5 dispositivos diferentes.
AdA: E o que o distingue das outras aplicações de segurança criadas para o mesmo efeito?
LS: Penso que de momento o Cerberus é a mais completa aplicação de segurança, que conta com recursos como activar automaticamente o GPS para iniciar a localização e rastreamento, limpar a memória interna ou o cartão SD, lista das últimas chamadas efectuadas e recebidas, informação sobre a operadora, entre outras. Apesar de não ter um sistema de backup e restauro remotos, possui vários recursos que outros aplicativos, mesmo os mais caros, não têm, como, por exemplo a captura de fotografia e áudio.
Não necessita de ter acesso administrativo (root), mas caso o tenha ainda permite acesso a mais funções.
AdA: Que tecnologias estão por trás da criação do Cerberus? E quanto tempo levou a desenvolver o projecto?
LS: Java para a aplicação, Javascript, PHP e MySQL para o website.
A criação demorou cerca de 2 meses, entre planeamento, desenvolvimento, testes e lançamento da primeira versão, em finais de Abril de 2011.
AdA: O Cerberus ainda tem espaço para crescer? Recebes pedidos dos utilizadores?
LS: Certamente, estou de momento a trabalhar na versão 1.8, que sairá no início de Setembro. Recebo imenso feedback dos utilizadores, o que é óptimo, porque me ajuda a criar uma aplicação cada vez melhor.
AdA: Que objectivos é que a aplicação tem atingido?
LS: Penso que o Cerberus está aos poucos a instalar-se como referência nas aplicações de segurança, o que me deixa muito contente e a ser mencionado em comparativos com concorrência que já se encontra instalada há mais tempo, como o SeekDroid.
AdA: Como vês o mercado relativamente à luta Android vs iOS?
LS: Como já tinha mencionado, está nos meus planos começar a desenvolver também para a plataforma iOS, mas de momento ainda não tive oportunidade de o fazer, pelo que não tenho uma opinião formada relativamente a esse aspecto.
AdA: O que deveria ser melhorado na plataforma Android?
LS: Como referi, o grande problema, neste momento é a fragmentação e é a grande batalha que tem de ser lutada, especialmente devido à lentidão com que as operadoras lançam as actualizações para os dispositivos. Têm de começar a ser muito mais rápidos do que actualmente.
AdA: Relativamente ao mercado, qual é a maior fonte de rendimento? As aplicações pagas ou com base em publicidade?
LS: No meu caso é claramente o primeiro caso, pois não possuo apps que sejam utilizadas no dia-a-dia. As aplicações suportadas por publicidade podem ser rentáveis no caso dos jogos, por exemplo.
AdA: E projectos para o futuro? Há alguma coisa planeada?
LS: De momento não posso revelar muito, mas estou a começar algumas experiências com Arduino.
Pois cá ficaremos à espera de mais novidades.
Para uma lista mais completa das funções disponíveis no Cerberus, podem visitar a página da aplicação no Market
SIMPLISMENTE O MAIS TOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOP!
ResponderEliminar