Os utilizadores do Facebook acabaram de receber mais uma prenda: a app Facebook Messenger para Android. Com esta nova app os utilizadores têm agora uma forma rápida e fácil de trocar mensagens, partilhar imagens e até localização.
Baseada no serviço de group messaging da recentemente adquirida Beluga, esta aplicação de mensagens texto dedicada vem concorrer diretamente com serviços como o GroupMe e o Kik, e a razão pela qual a empresa a lançou em versão standalone prende-se com a simplicidade e rapidez - algo que o Chat do Facebook não oferece.
Com uma base de 750 milhões de potenciais utilizadores, os concorrentes vão ter que se esforçar para sobressair e evitar a debandada geral para este novo serviço, apostando mais em fatores diferenciadores. Curiosamente, há quem refira que talvez um dos serviços que sairá mais afetado é a futura app iMessage, que deve fazer parte do novo iOS 5 da Apple devido à forma como foi implementada e à sua dependência dos SMS - e não é multi-plataforma.
Por falar em SMS, não nos parece que as operadoras de telecomunicações vejam esta aplicação com muito bons olhos: a maioria dos utilizadores Android vai deixar agora de ter desculpa para continuar a enviar SMS quando podem simplesmente fazer o mesmo a partir do Facebook Messenger, com toda a facilidade, de forma integrada e com serviços acrescentados.
Além disso, e ao que tudo indica, em breve o Facebook Messenger poderá receber videochamadas, o que faz todo o sentido à luz da recente parceria com a Skype ;)
De facto, com a crescente onda de novos serviços e aplicações
(veja-se o Huddle integrado no Google+, o iMessage e os dois referidos
acima), torna-se evidente que a tecnologia SMS está sob um ataque
cerrado.
Mas voltando à aplicação: esta permite enviar mensagens de texto de forma unificada, com base nos nossos contactos existentes no Facebook, para um ou mais destinatários em simultâneo. É possível partilhar imagens integradas nas mensagens, bem como dados de localização.
A principal vantagem do serviço da Beluga, era a compatibilidade entre diversas plataformas, como iOS, Android e a Web, e esta torna-se assim a grande arma do Facebook na sua incursão neste domínio. É possível trocar mensagens entre os clientes destas plataformas, e mesmo que o destinatário não tenha conta no Facebook, é sempre possível enviar o tradicional SMS ou efetuar uma chamada.
Fica a promessa de testar mais a fundo esta nova aplicação de text messaging assim que possível, isto porque o nosso país ainda não está abrangido e como tal não é possível instalar a partir do Market.
Facebook Messenger
14/08/2011
0 comments:
Enviar um comentário