No entanto, não comecem já a esfregar as mãos: mais uma vez, continuamos relegados para segundo plano no que toca a aluguer e compras online, principalmente na vertente dos filmes: essa opção apenas estará disponível do outro lado do Atlântico.
Que o Android Market tinha algumas limitações, já era sabido. O facto de terem surgido sites como o appbrain.com era sinal de que a Google teria que renovar o seu Market, e introduzir as funcionalidades que eram agora oferecidas pelos sites "concorrentes", o que foi feito em Maio deste ano. Mas não ficou parada, e o resultado está aí.
A grande novidade, além da interface renovada, são mesmo os serviços de compra e aluguer baseados na Cloud: agora existe a possibilidade de alugar um filme diretamente a partir do Market, ainda que seja necessário instalar a App Videos oficial (player de video da Google) para que tudo funcione. Segundo a Google, com esta App deixa de haver as tradicionais esperas pelo download, sincronização ou espaço ocupado pelo filme.
O processo é simples: basta aceder ao Market e alugar o filme - a partir da web ou de qualquer dispositivo Android - e começar o visionamento do filme de forma instantânea. É também possível fazer o download do filme para o dispositivo, para visualização offline.
Não menos importante é a compra de eBooks online, que tal como o aluguer dos filmes, ficam na Cloud agregados à vossa conta Google, e imediatamente disponíveis em qualquer plataforma ou dispositivo - computador, telefone ou tablet - sem a necessidade de downloads, ou de conversões e transferências desnecessárias entre os mesmos.
A Google alega que esta nova versão é mais rápida, fácil e divertida na exploração e descoberta de novas apps, livros e filmes. A secção das Apps da Semana recebeu especial atenção, e conta agora com mais espaço e informação adicional, para apresentar os conteúdos mais relevantes da semana.
Da mesma forma, adicionaram mais gráficos e "tops", com itens novos e relevantes. A navegação no Market a partir dos mesmos foi revista e é agora mais simples e eficiente. Foram ainda introduzidas novas categorias de conteúdo, como a "Staff picks" e "Editor's Choice" apps.
Segundo a Google, esta versão será disponibilizada de forma geral nas próximas duas semanas, mas só é suportada por dispositivos com Android 2.2 ou superior.
Os utilizadores não têm que fazer nada: o update será feito de forma automática nos dispositivos suportados. Se é residente nos Estados Unidos, conseguirá ter acesso à compra de eBooks e ao aluguer de filmes assim que receber a atualização.
Já há relatos sobre a possibilidade alterar o operador para um dos EUA de forma a habilitar as compras (não testado).
ResponderEliminarPois... o ideal seria estas coisas estarem "abertas" para todo o mundo.
ResponderEliminarSim, também já li sobre isso.
ResponderEliminarInfelizmente continuam as politiquices (leia-se interesses) do costume :!
Instalei o apk deste Market e está melhor, a meu ver: nota-se que está mais reativo, a interface inicial faz lembrar a do WP7 (doh!) com "blocos" de conteúdo e/ou categorias.
Quem não quiser esperar pela atualização, pode descarregar daqui o apk e instalar: http://goo.gl/u9brT
Nota: atenção, substitui o Market de origem do sistema! Não sei se é possível regredir...
;-)
Concordo, nomeadamente porque estamos a falar de clientes dispostos a pagar por um serviço e que se vêem privados de aceder à informação devido a "limitações legais".
ResponderEliminarNão consigo instalar... Tenho a rom Tejo 2.3, alguma sugestão?
ResponderEliminarfunfa no x10 mini pro?
ResponderEliminarFoghoPhaetyx, @tubetv, Nada como testar a nova versão: http://lts.cr/BDW_
ResponderEliminar